sábado, 20 de agosto de 2011

Fundamentos de Gestão de Custos

Apesar de a contabilidade de custos ter sido criada para atender a objetivos contábeis, sua função mais nobre talvez seja a de apoio à tomada de decisões gerenciais.

Origem da contabilidade de custos

A contabilidade de custos nasceu no século XVIII para atender às novas demandas de informaçõa exigida pela Revolição industrial.
Até essa época, só existia a contabilidade financeira. A apuração do custo das mercadorias vendidas - necessária a apuração dos resultados nos balanços - era exatamente simples.

A produção ficava a cargo dos artesãos,
que não constituiam pessoas jurídicas e não
precisavam apurar custos

Nos relatórios financeiros, as empresas comerciais apontavam os custos como sendo o valor pago pelas compras, já que os produtos que seriam comercializados já estavam, geralmente, produtos prontos para a comercialização.

modificações na apuração de custos

As indústrias que começaram a nascer no século XVIII trouxeram escala ao tyrabalho que, anteriormente, era exclusividade dos artesãos.
Dessa forma, o trabalho de apuração
de custos começou a ficar muito mais complexo.

O processo de apuração de custo do produto vendido na indústria não é tão simples quanto na empresa mercantil, e sua apuração é formada pela utilização dos fatores de produção (Elementos que atuam no processo de produção, tais como recursos naturais, capital e mão de obra.)
Para esse fim, o trabalho dos
computadores de apuração
do custo dos produtos vendidos
passou a ser muito mais
complexo e uma contabilidade
específica passou a ser desenvolvida.

Criar métodos para apuração de custos passou a ser importante também porque o advento da produção em massa criado pela Revolução Industrial (Processo que teve início no século XVIII, na Inglaterra, e logo se espalhou por toda a Europa. A expressão Revolução Industrial foi difundida a partir de 1845, por Engelf, um dos fundadores do socialismo científico. O termo foi usado para designar o conjunto de transformações técnicas e econômicas que caracterizam a substituição de energia física pela energia mecânica; da ferramenta pela máquina e da manufatura pela fábrica no processo de produção, o que, consequentemente, transformou a economia rural em economia urbana.) levou à formação de grandes estoques sobre regras padronizadas – princípios da contabilidade geralmente aceitos (Preceitos resultantes do desenvolvimento da aplicação prática dos princípios técnicos emanados da Contabilidade, de uso predominante no meio em que se aplicam, proporcionando interpretação uniforme das demonstrações financeiras. São duas as condições básicas para que um princípio supere a fase de tentativa e se transforme em geralmente aceito e, portanto, incorporado à doutrina contábil...

* deve ser considerado praticável pelo consenso profissional;

* deve ser considerado útil.)..

...que precisavam ser custeados sob pena de sua mensuração provocar distorções nos resultados, afetando todos os stakeholders (Termo que designa todas as pessoas ou empresas que são influenciadas, sob algum aspecto, pelas ações de uma organização.)– acionistas, bancos, fisco (Conjunto de órgãos da administração pública que cuidam da arrecadação tributária e da fiscalização dos contribuintes.)...

Nenhum comentário:

Postar um comentário