Mercado é o local onde se encontram os vendedores e compradores de determinados bens ou serviços.
Diferentes strutura de mercado são condicionadas a:
1) Numero de firmas produtoras
2) diferenciação do produto
3) existência de barreiras à entrada de novas empresas.
Classificação dos mercados:
Concorrência perfeita - número infinito de firmas, produto homogênio, s/ existência de barreiras à entrada de firmas e consumidores. Mercado transparente, Se houver lucros e prazo curto atrai novas empresas pois não há barreira de acesso.
Em nossa realidade não existe esse tipo de mercado.
Monopólio - existência de um único vendedor. Uma única empresa vende um único produto (que não exista similares), com barreiras à entrada de novas firmas.
Concorrência Monopólistica (imperfeita) - estrutura intermediária entre a concorrência perfeita e o monopólio. Mercado que apesar do grande número de produtores, cada um deles é monopolista de seu prórpio produto diferenciado dos demais.
Oligopólio - pequeno número de empresas que dominam a oferta de mercado. Tanto as quantidades ofertadas como os preços são fixados entre as empresas por meio de conluios ou cartéis.
Cartel - organização (formal ou não) de produtores dentro de um setor que determinam o preço comum agindo como monopolistas.
Estruturas do Mercado (Fatores de produção) :
Depende da demanda de insumos pelos setores produtores de bens e serviços, ou seja, deriva do mercado do produto. A demanda por eeses fatores é chamada demanda derivada.
Estruturas do Mercado de Fatores são:
a) Concorrência perfeita - Oferta do fator de produção é abundante, tornado o preço constante.
Ex.: mão de obra especializada.
b) Monopólio - quando há um monopolista na venda de insumos.
c) Oligopólio - quando poucas empresas produzem um determinado insumo.
d) monopsônio (monopólio na compra de insumos) - somente um comprador para muitos vendedores dos swerviços dos insumos.
Ex.: Uma empresa se instala numa cidade do interiorn tornando-se demandante exclusiva de mão-de-obra.
e) Oligopsônio - poucos compradores negociando com muitos vendedores.
Ex.: Indústria de laticínios adquire a maior parte de leite de inúmeros produtores rurais locais.
f) Monopólio bilateral - quando ocorre um monopólio na compra de insumos.
Ex. Empresa A compra um determinado tipo de Aço que é produzido pela siderúrgica B. A empresa A é monopsonista, pq só ela compra esse tipo de aço da siderurgica B, por vez a sigerírgica B é monopolista por vender só a A.
Demanda, Oferta e Equilibrio de mercado:
O estudo da microeconomia iniciou-se com a análise da demanda de bens.
Utilidade é a qualidade que os bens econômicos possuem de satisfazer as necessidades humanas. Esta se difere de consumidor para consumidor.
"Aprocura depende de variáveis que influenciam a escolha do consumidor " ( Marco Antônio)
A teoria da demanda estuda as variádas formas que a demanda pode assumir e os fatores que a influenciam (Desejo).
O consumidor pode sofrer influências que determinam sua escolha (o preço do produto, a renda dele, preferências).
A curva da demanda indica quando o consumidor pode adquirir.
Ex.: Se o produto A sofrer um aumento, os consumidores de classe mais baixa deixaram de consumi-lo, ou seja, a demanda desse produto caira, o mesmo ocorre se acontecer o inverso disso.
Variáveis que afetam a demanda: - Riqueza - Renda - Preço - Fatores Climáticos e Sazonais - Propaganda - Hábitos, gostos, preferências - Facilidade de crédito.
Principais variáveis que afetam a demanda:
Demanda do bem X = (preço de A, preço que substitui A, renda dos consumidores, preferência.
Diferença entre demanda e quantidade de Demanada:
Demanda relaciona possiveis preços a determinadas quantidas. A quantidade de Demanda é a compreenção de um produto específico relacionando um preço a uma quantidade.
Oferta de mercado:
É a quantidade de determinado bem ou serviço que os produtores e vendedores desejam vender em determinado período. Representa um plano ou intenção dos produtores e vendedores.
A oferta mostra uma corelação direta entre a quantidade ofertada e nível de preços.
Preço (R$) Qtdade Ofertada
1,00 1.000
2,00 2.000
3,00 3.000
Coeteris paribus - termo latim que significa sem alteração - tudo o mais constante.
Q = F(p)
Q = quantidade ofertada de um bem ou serviço
P = Preço do bem ou serviço
A lei da oferta e da procua busca estabilizar a demanda e a oferta de um bem ou produto.
Oferta é a quantidade do produto disponível no mercado, enquanto procura é o interesse existente.
Relação entre quantidade e o preço deve-se a elevação do preço desse bem fazendo o mercado estimular a produção e novos produtores. Se o produto estiver com seu valor de venda mais aqlto, muitos disponibilizão maiores quantidades de produtos no mercado. Se o preço do bem cair, muitos deixam nde produzir. (isso é oferta).
Essa existência ou não de produção pode se dar por diversos fatores. O produto pode depender de alta produção para que seu custo de fabriação sobreponha ao valor de mercado, ou às vezes, um produto é deixado de fabricar por dar lugar a outros que estão bem posicionados no mercado.
Outro fator que nfluencia a oferta é o nível de conhecimento tecnológico. O desenvoplvimento de tecnologia promove melhoria na produtividade, aumentando assim a oferta.
Equilibrio de mercado:
O preço de uma economia de mercado é determinado tanto pela oferta como pela procura. Está relacionado a uma situação em que o preço e a quantidade de mercado se igualam.
O preço numa situação de equilibrio de mercado é tal que a quantidade procurada do bem é igual a quantidade oferecida.
Ponto de Equilibrio: A quantidade em que os consumidores desejam comprar é igual a quantidade em que os produtores desejam vender. Não há excesso ou escassez de oferta ou demanda.
Para o aquilibrio de mercado, também é necessário que não exista interferência por parte do governo e das forças oligopólicas.
Interferência do Governo: O empresário não pode esquecer os impostos fixados pelo governo. A determinação de impostos a cada tipo de produto retrata a intervenção na formação dos preços de mercado. O governo também, estabelece critérios de reajustes do salário mínimo, fixa preços mínimos para produtos agrícolas, decreta tabelamentos, congela preços e salários.
Elasticidade:
Mede a reação das pessoas frente a mudanças em variáveis econômicas. Cada produto tem uma sensibilidade específica de acodo com às variações dos preços e da venda.
Conceito econômico que pode ser objeto de cálculo a partir de dados do mundo real, permitindo o confronto das proposições da teoria econômica com dados da realidade. Tras informações públicas tanto às empresas quanto para a administração pública.
1- Elasticidade - preço da demanda - Variação percentual na quantidade procurada do produto em relação a uma variação no percentual de seu preço.
2 - Elasticidade - renda da demanda - mede a variação percentual da quantidade da mercadoria comprada resultate de uma variação percentual na renda do consumidor.
3- Elasticidade - preço da oferta - Aplicado o mesmo raciocínio utilizado na demanda, observando-se que o resultado da elasticidade será positiovo, pois a corelação entre preço e a quantidade ofertada é igual.
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